sábado, 3 de novembro de 2012

Das Florestas à Sociedade


A Sociedade Portuguesa é, em cada período estival, confrontada com o cataclismo dos incêndios florestais, sendo esta a principal perceção que tem das florestas portuguesas, sobretudo as populações que vivem em meio urbano.

Contudo, as florestas proporcionam à Sociedade Portuguesa inúmeros benefícios, seja no plano económico, pela utilização dos recursos naturais renováveis, que se deseja racional e sustentável, mas também nos planos social, pelo emprego, pelo lazer e recreio, e ambiental, pelo sequestro de carbono, pela conservação dos solos, ou pela regulação das cheias.


Este é o mote da iniciativa Pronatureza: recentrar as florestas na Sociedade pelos serviços que elas prestam a todos nós, no sentido de os valorizar, bem como de proteger, baseado no conhecimento científico disponível, os recursos naturais renováveis que lhes estão subjacentes.

A iniciativa Pronatureza pretende intervir em três vertentes específicas, cada uma delas com públicos alvo concretos:

·        Difusão

Vertente que apostará na vulgarização dos conhecimentos técnicos e científicos junto dos principais atores da atividade florestal, apostando na produção de informação com carácter periódico e tendo por base os meios de difusão radiofónicos, a Imprensa escrita, regional e local, e a Internet;

·        Sensibilização

A aposta centrar-se-à na Escola e nas empresas, sobretudo em meio urbano, recorrendo a ações presenciais, associadas aos programas letivos e a programas de responsabilidade social, respetivamente, bem como à Internet no que respeita à difusão das ditas ações;

·        Voluntariado

A necessidade de enquadrar a generosidade de múltiplos cidadãos em prol das florestas, leva à aposta na criação de iniciativas específicas de voluntariado, todavia, sendo 90% da florestas portuguesas privadas, importa centrar tais ações em programas operacionais das Organizações de Produtores Florestais. Neste domínio, as apostas principais enquadrar-se-ão na defesa da floresta contra incêndios, seja na vigilância, em ações de limpeza em zonas críticas ou na reparação/construção de pontos de água, bem como na conservação da fauna e flora, seja na observação ou na sua inventariação.

A iniciativa Pronatureza, marca registada em uso pela Acréscimo, pretende estabelecer parcerias duradouras com os principais agentes dos setores silvo-industriais, no sentido de reforçar e de valorizar o papel das florestas na Sociedade Portuguesa. A iniciativa arrancará no início de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário